Estudos analisam impactos de memorial na moral da tripulação de voos em Congonhas

Em estudos realizados por entidades internacionais, percebeu-se que o novo Memorial para as vítimas do desastre do voo da TAM inaugurado recentemente vem ocasionando um impacto na moral da tripulação dos voos das linhas aéreas que aterrisam no Aeroporto de Congonhas. As entidades desaconselham a perpetuação de registros traumáticos em ambiente de trabalho, à noite, os efeitos com pontos de luz que representam cada uma das vitimas do acidente, causa comoção nos comandantes e co-pilotos dos voos que utilizam as pistas do Aeroporto de Congonhas, ao lembrarem-se do lamentável acidente.

TAM

“Trata-se de uma justa homenagem as vitimas do voo 3054, porém quando foi idealizado não se avaliou o impacto do monumento, principalmente a noite, nas tripulações que operam diariamente em Congonhas” afirmou um comandante da TAM Linhas Aéreas. Alguns pilotos, co-pilotos e outros membros das tripulações de voos pretendem pedir à Associação de Pilotos da própria companhia que discuta os efeitos psicológicos sobre o grupo de voo e que leve o caso à Associação Internacional.

O monumento foi inaugurado na terça-feira, dia 17 e recebeu o nome de Praça Memorial 17 de Julho. A homenagem é direcionada para as 199 vítimas do acidente aéreo que ocorreu a cinco anos atrás, dia em que o avião da TAM Linhas Aéreas, vindo de Porto Alegre, saiu da pista no Aeroporto de Congonhas e bateu contra um prédio fora do terminal, mas pertencente à Companhia de linhas aéreas. Dário Scott, presidente da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo TAM JJ 3054 (Afavitam), comentou: “ A gente sempre procurou homenagear a vida, trazer uma energia positiva para esse local onde os nossos familiares morreram de forma tão brutal”, disse. “Ficou um espaço de reflexão para todos que passam aqui na cabeceira do Aeroporto de Congonhas sobre a responsabilidade de seus atos em um sistema de transporte, como o de transporte aéreo”.

TAM

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam protection by WP Captcha-Free