Treinamento de bombeiros aumenta a segurança nos aeroportos brasileiros

aeroportos brasileirosA Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) anuncia a forte força – tarefa de capacitação que bombeiros receberam nos últimos meses. Com esta iniciativa cerca de vinte aeroportos de oito Estados brasileiros foram livrados de restrições de segurança durante o ano de 2013 e a metade do ano de 2014.

A Secretaria Nacional de Aviação Civil explica que a falta de profissionais especializados em combate a incêndio em aeroportos representava uma ameaça real aos usuários de voos em todo o território nacional.

A força – tarefa teve início em janeiro de 2013 e chegou ao seu final em junho de 2014. Durante este período cerca de oitocentos bombeiros receberam treinamento para combate de incêndio e demais procedimentos de segurança em aeroportos do país. O programa de capacitação recebeu o nome de Treinar.

Conforme informações da SAC, estes novos profissionais que chegam aos aeroportos brasileiros preenchem um déficit de 72, 7% existente até então. De acordo com uma pesquisa realizada pela secretaria durante o ano de 2012 foi destacado que os aeroportos nacionais precisariam de 1.100 bombeiros até o final do ano de 2015. Estes profissionais estariam divididos entre os 115 aeroportos regionais espalhados pelo país.

Após o programa Treinar, a secretaria informa que oitenta e quatro terminais já foram atendidos. Durante o ano de 2013, 386 bombeiros foram treinados para atuar em aeroportos. Entre este número encontram-se 66 gestores de Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio. A SAC informa que, durante o ano de 2014, o número de profissionais formados chegou a 348 e já estão previstas novas turmas até o final do ano.

Bombeiros que atuam em aeroportos são responsáveis pela prevenção, salvamento e combate a incêndios. Todos os terminais precisam contar com presença destes profissionais para poderem operar voos, assim como para receber passageiros nas áreas comuns.

Segundo Isabella Melo, coordenadora de capacitação da SAC esse profissionais precisam receber habilitação especifica para atender as necessidades dos aeroportos. Níveis de qualidade são exigidos por agências internacionais e o Brasil, ao formar este novos bombeiros, se enquadra em todos.

Aeroportos que não possuem requisitos de segurança mínima não recebem autorização para operarem voos. Não sendo rara a solicitação de fechamento realizada pela Secretaria de Aviação.

aeroportos brasileiros

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam protection by WP Captcha-Free